Consultor de alimentos, você sabia que o Food Service é atualmente um dos mercados mais importantes da nossa economia nacional? Ele é caracterizado pelos agentes que preparam e servem os alimentos, refeições, lanches, bebidas fora do lar juntamente a toda a sua cadeia de valor que vai desde os fabricantes de alimentos até o consumidor final. Um mercado que cresce hoje 6% ao ano e mesmo em crise recebe investimentos e incentivos para continuar se destacando. Estima-se que o ano de 2017 deva fechar em média de R$ 145 bilhões.

Os principais agentes que compõem esta cadeia são: indústrias, canais de distribuição, operadores de serviços e suporte/serviços, este último especificamente onde atuamos como consultor de alimentos ou consultor de food service. Segundo dados do Índice de Food Service Brazil (IFB.org) até julho de 2017 as principais indústrias e serviços do setor faturaram mais de R$ 60 bilhões de reais, empregando mais de 220 mil colaboradores em 9.600 estabelecimentos e movimentando cerca de 80 milhões de consumidores por mês. Ainda assim não estamos falando de todo o mercado de Food Service!

Como consultores de serviços de alimentação, estamos atuando em um dos pilares do Food Service, mas existe um campo muito mais amplo a ser explorado e que, muitas vezes, por falta de conhecimento ou de percepção, deixamos de lado e perdemos oportunidades de negócio.

O mercado é bastante fragmentado e independente, chegamos a 93% dos estabelecimentos que são caracterizados por empreendimentos familiares e de pequeno porte e estes números citados não representam a totalidade do mercado de food service mas sabemos de algo: ele é muito grande e cheio de oportunidades para todos nós.

O consultor de alimentos quando conhece a composição de toda a cadeia de food service e a importância econômica do setor para o crescimento do país, o quanto colaboram na geração de empregos e qual o tamanho desse mercado, podemos refletir e entender melhor onde atuamos como consultor de food service ou de serviços em alimentação e isso nos auxilia na tomada de decisão dentro de nossos clientes alinhando a abordagem e o discurso ao perfil de negócios e público alvo a que prestamos estes serviços de consultoria. Os consultores de alimentos devem ampliar a visão do mercado, o resultado disso é crescimento, aumento da valorização dos serviços e uma clara proposta de valor.

Siga nossa página do Facebook, Instagram e acompanhe nos próximos dias mais novidades que iremos compartilhar com vocês para inovarmos a atuação como consultores de alimentos.


Texto de: Jamile Menezes, nutricionista com mais de 15 anos de atuação nas três principais cadeias do Food Service: indústria, supply chain e varejo. Possui MBA pela Business School São Paulo em Gestão e Estratégias de Negócios, especialista em marketing de serviços e vendas. Já atuou em empresa como Vigor, Ipiranga e Sodexo.

Consultor de alimentos, você atua em Food Service?

Consultor de alimentos, você atua em Food Service?

Consultor de alimentos, você sabia que o Food Service é atualmente um dos mercados mais importantes da nossa economia nacional? Ele é caracterizado pelos agentes que preparam e servem os alimentos, refeições, lanches, bebidas fora do lar juntamente a toda a sua cadeia de valor que vai desde os fabricantes de alimentos até o consumidor…

Leia Mais
Higienização de carrinhos e cestos em supermercados

Higienização de carrinhos e cestos em supermercados

Nesse texto falaremos sobre a lei que obriga a higienização de carrinhos e cestos em supermercados, para que você possa  aplicar e repassar a informação aos seus clientes, garantindo o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. Está em vigor desde setembro de 2016 a lei que tornou obrigatória a limpeza e a higienização de carrinhos…

Leia Mais
Os manipuladores de alimentos podem ouvir música na cozinha?

Os manipuladores de alimentos podem ouvir música na cozinha?

Atuando na área de alimentos é fácil encontrar problemas comuns e frequentes em diversos locais em relação aos manipuladores de alimentos e as boas práticas. Mesmo sendo questões recorrentes, ainda podem gerar dúvidas nos profissionais, como por exemplo se os manipuladores de alimentos, dependendo da atividade que desenvolvem, podem utilizar anéis, colares, esmalte, celular, entre…

Leia Mais
Como definir o número de visitas para consultoria de alimentos

Como definir o número de visitas para consultoria de alimentos

Os profissionais que estão começando a atuar como consultores de alimentos podem ter dificuldades em ao abordar um cliente e se depararem com uma pergunta frequente: “Quantas vezes você virá?” ou “Quantas vezes você consegue resolver os meus problemas?”. Essa é uma pergunta que não pode deixar de ser respondida com segurança, pois transmite conhecimento…

Leia Mais
Livro ata: o que é como utilizar em consultoria

Livro ata: o que é como utilizar em consultoria

No dia a dia da consultoria de alimentos, vamos desenvolvendo formas variadas de atuar e melhorar nosso trabalho. O livro ata foi uma dessas tentativas que deram certo. A ata é um documento que serve para registrar as ocorrências, conclusões e decisões de uma visita técnica de consultoria e assessoria de alimentos. Geralmente utilizo o…

Leia Mais
A importância de ter um site

A importância de ter um site

Um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo e um mundo globalizado. O Brasil é o país que apresenta maior crescimento, atualmente, no que toca à usuários de Internet. Relativamente, este crescimento é maior até…

Leia Mais
Os POP’s são mesmo importantes?

Os POP’s são mesmo importantes?

Por que é tão importante ter os procedimentos operacionais padronizados (POP’s) nos serviços de alimentação? A existência dos POP’s é frequentemente justificada como sendo uma exigência da Vigilância Sanitária, o que, na verdade, é um grande erro. Os POP’s não existem para serem apresentados aos fiscais, eles são importantes para “colocar o estabelecimento nos eixos”….

Leia Mais
Consultores de alimentos e as doenças transmitidas por alimentos

Consultores de alimentos e as doenças transmitidas por alimentos

Os profissionais que atuam como consultores de alimentos têm como principal objetivo a garantia da saúde das pessoas através da oferta de alimentos seguros. As doenças transmitidas por alimentos (DTA’s) são preocupantes e nosso trabalho e evitá-las com todo nosso esforço e conhecimento. Todos os anos nos Estados Unidos, cerca de 76 milhões de pessoas…

Leia Mais
Concorrência entre consultores de alimentos

Concorrência entre consultores de alimentos

Pode ser difícil de acreditar, mas a concorrência é boa para nós, consultores de alimentos. Ela impulsiona a inovação, inspira perseverança e constrói o espírito de equipe e isso não é tudo, muitas vezes, a presença da concorrência aumenta o mercado para todos. Naturalmente, a competição não é toda boa. A presença da concorrência faz…

Leia Mais

Fornecedores