132017dez
Consultor de alimentos, você atua em Food Service?

Consultor de alimentos, você atua em Food Service?

Consultor de alimentos, você sabia que o Food Service é atualmente um dos mercados mais importantes da nossa economia nacional? Ele é caracterizado pelos agentes que preparam e servem os alimentos, refeições, lanches, bebidas fora do lar juntamente a toda a sua cadeia de valor que vai desde os fabricantes de alimentos até o consumidor final. Um mercado que cresce hoje 6% ao ano e mesmo em crise recebe investimentos e incentivos para continuar se destacando. Estima-se que o ano de 2017 deva fechar em média de R$ 145 bilhões.

Os principais agentes que compõem esta cadeia são: indústrias, canais de distribuição, operadores de serviços e suporte/serviços, este último especificamente onde atuamos como consultor de alimentos ou consultor de food service. Segundo dados do Índice de Food Service Brazil (IFB.org) até julho de 2017 as principais indústrias e serviços do setor faturaram mais de R$ 60 bilhões de reais, empregando mais de 220 mil colaboradores em 9.600 estabelecimentos e movimentando cerca de 80 milhões de consumidores por mês. Ainda assim não estamos falando de todo o mercado de Food Service!

Como consultores de serviços de alimentação, estamos atuando em um dos pilares do Food Service, mas existe um campo muito mais amplo a ser explorado e que, muitas vezes, por falta de conhecimento ou de percepção, deixamos de lado e perdemos oportunidades de negócio.

O mercado é bastante fragmentado e independente, chegamos a 93% dos estabelecimentos que são caracterizados por empreendimentos familiares e de pequeno porte e estes números citados não representam a totalidade do mercado de food service mas sabemos de algo: ele é muito grande e cheio de oportunidades para todos nós.

O consultor de alimentos quando conhece a composição de toda a cadeia de food service e a importância econômica do setor para o crescimento do país, o quanto colaboram na geração de empregos e qual o tamanho desse mercado, podemos refletir e entender melhor onde atuamos como consultor de food service ou de serviços em alimentação e isso nos auxilia na tomada de decisão dentro de nossos clientes alinhando a abordagem e o discurso ao perfil de negócios e público alvo a que prestamos estes serviços de consultoria. Os consultores de alimentos devem ampliar a visão do mercado, o resultado disso é crescimento, aumento da valorização dos serviços e uma clara proposta de valor.

Siga nossa página do Facebook, Instagram e acompanhe nos próximos dias mais novidades que iremos compartilhar com vocês para inovarmos a atuação como consultores de alimentos.

Texto de: Jamile Menezes, nutricionista com mais de 15 anos de atuação nas três principais cadeias do Food Service: indústria, supply chain e varejo. Possui MBA pela Business School São Paulo em Gestão e Estratégias de Negócios, especialista em marketing de serviços e vendas. Já atuou em empresa como Vigor, Ipiranga e Sodexo.

Deixe um Comentário