32016ago
Mantenha os alimentos seguros

Mantenha os alimentos seguros

Precisamos manter os alimentos seguros. Alguns são mais frequentemente associados com intoxicação alimentar ou doenças transmitidas por alimentos. Com esses alimentos, é especialmente importante:

LAVAR: Lavar as mãos e superfícies de preparação de alimentos muitas vezes e lavar frutas e vegetais frescos com cuidado.
SEPARAR: Não cruzar a contaminação! Ao manusear carne crua, aves, frutos do mar e ovos, manter estes alimentos longe de alimentos prontos.
COZINHAR: Cozinhe na temperatura adequada. Garanta que as temperaturas mínimas de cocção dos alimentos sejam atingidas para garantir a eliminação dos microorganismos.
REFRIGERAR: Em temperatura ambiente as bactérias nos alimentos podem dobrar de quantidade a cada 20 minutos. Quanto mais bactérias existirem no alimento, maiores são as chances de ficar doente. Refrigere os alimentos rapidamente, pois o frio evita a multiplicação de bactérias.
Carne
A carne crua pode conter bactérias, tais como E. coli, Salmonella e Listeria, ou parasitas. O cozimento completo destrói esses organismos prejudiciais, mas a carne pode ser contaminada novamente se não for manuseada e armazenada adequadamente.

Peru
Peru é frequentemente associado com festas, mas também pode ser associado com doença de origem alimentar, se não for descongelada, preparada, cozida, e armazenadas adequadamente.

Frango e outras aves
Aves podem conter bactérias nocivas como a salmonela, listeria e campylobacteria. Lavar o frango ou ouras técnicas caseiras não removem bactérias. É possível matar estas bactérias apenas pelo cozimento do frango até à temperatura adequada.

Frutos do mar
Assim como carne crua, frutos do mar crus podem conter bactérias que somente podem ser destruídas pelo cozimento. Alguns frutos do mar também podem conter toxinas, tais como mercúrio, que pode ser prejudicial para as crianças ou ao feto (mulheres grávidas).

Ovos
Ovos frescos devem ser manuseados com cuidado. Mesmo ovos com cascas intactas e limpas podem, ocasionalmente, conter salmonela. Para evitar intoxicação alimentar, devemos conservar os ovos refrigerados, cozinhar ovos até gemas ficarem firmes e cozinhar os alimentos que contenham ovos cuidadosamente.

Leite, queijo e produtos lácteos
leite cru, assim como os queijos feitos com leite cru, podem conter E. coli, Salmonella e Listeria. É por isso que é importante se certificar de que o leite foi pasteurizado e as bactérias prejudiciais foram, dessa maneira, eliminadas.

Consultoria de alimentos

Frutas frescas, vegetais e sucos
Produtos frescos podem entrar em contato com as bactérias nocivas de muitas fontes a partir de solo contaminado e água nos campos, por uma placa de corte contaminada na cozinha. A correta higienização e manuseio das frutas e vegetais garantirão a segurança.

Alimentos para crianças
Lactentes e crianças são particularmente vulneráveis a doenças transmitidas por alimentos, porque os seus sistemas imunitários não estão desenvolvidos o suficiente para combater infecções. É por isso que cuidados extras devem ser tomados ao manusear e preparar seus alimentos e fórmula.

Mantenha os alimentos seguros, consultor de alimentos!

Deixe um Comentário