122016ago
Uma mudança incrível com a implantação de POPs

Uma mudança incrível com a implantação de POPs

Os procedimentos operacionais padronizados (POPs) são muito mais do que documentos obrigatórios, são ferramentas essenciais para o bom funcionamento das operações de qualquer empresa.

Quando implantamos os POPs, sabemos dos seus inúmeros benefícios, tais como: organização da atividade, direcionamento para os funcionários e possibilidade de repetição idêntica da operação.

Em uma das minhas experiências como consultora, realizando o desenvolvimento e implantação dos POPs, fiquei positivamente surpresa com duas mudanças incríveis que os procedimentos operacionais padronizados possibilitaram, mesmo que não fossem esses os objetivos iniciais.

Em determinada fábrica de alimentos, tive que estabelece um POP para o manuseio correto de um maquinário que quebrava com muita frequência devido ao mau uso da equipe. Veja que esse não é um POP obrigatório de acordo com legislação em vigor (no meu caso a Portaria 2619), no entanto, por haver necessidade de se estabelecer o correto manuseio, decidi estabelecer um POP específico. Depois de devidamente implantado, além da redução da necessidade de manutenção do maquinário, verifiquei que houve significativo aumento da satisfação dos funcionários. Com as orientações estabelecidas, a equipe observou que podia realizar as atividades com muito mais agilidade e, dessa forma, não se atrasavam mais para entregar a produção programada. Eles também mencionaram satisfação com a atenção que a empresa deu para a função deles de forma específica.

É sempre importante lembrar que os procedimentos operacionais padronizados não são documentos “de gaveta” que devem ser feitos apenas para apresentar para uma eventual fiscalização, eles são fundamentais para que a empresa esteja organizada, a equipe capacitada para as operações e os produtos terem garantia de qualidade. Nós, consultores, devemos ser os primeiros a dar o devido valor aos POPs e informar todos os envolvidos sobre seus benefícios.

Quer mais informações sobre POPs? Clique no link abaixo para conhecer o curso online de “Elaboração de POP’s” e aprenda de forma definitiva tudo sobre POPs.

www.nutriconsultora.com.br/cursos/cursos.html

Deixe um Comentário