132017nov
Como definir o número de visitas para consultoria de alimentos

Como definir o número de visitas para consultoria de alimentos

Os profissionais que estão começando a atuar como consultores de alimentos podem ter dificuldades em ao abordar um cliente e se depararem com uma pergunta frequente: “Quantas vezes você virá?” ou “Quantas vezes você consegue resolver os meus problemas?”. Essa é uma pergunta que não pode deixar de ser respondida com segurança, pois transmite conhecimento do seu próprio trabalho. Os clientes querem saber o número de visitas para consultoria que você está propondo.

Não existe uma fórmula certa para definir o número de visitas para consultoria ideal para cada cliente, é importante deixar claro para o possível contratante que existem variáveis como: situação inicial do local, comprometimento da equipe, comprometimento da empresa para aquisições e mudanças, qual é a expectativa do cliente, quais as prioridades que ele quer que você trabalhe e muitas outras.

Nos meus orçamentos eu procuro oferecer de duas a três opções em relação ao número de visitas para consultoria e coloco um prazo mínimo de três meses para execução dos serviços, pois na minha experiência, em tempo inferior é bastante difícil implantar mudanças, mas como fazemos venda de serviços, eu acredito que é uma forma de deixar o cliente seguro em me contratar, uma vez que ainda não me conheça e esteja me dando um “voto de confiança”. Você pode dar opções para o seu cliente, explicando as vantagens e desvantagens de cada uma delas, para que ele não enxergue apenas como “uma opção barata e uma opção mais cara”. Para propor opções, leve em consideração o porte do local, os problemas previamente identificados pelo contratante, a expectativa em relação a resultados e todas as demais informações que sejam possíveis de captar.

Uma outra forma de conquistar o cliente e também lhe proporcionar maior segurança para execução do trabalho, é sugerir um número de visitas maior por um período de tempo e depois uma nova avaliação das necessidades e se for o caso, uma redução ou aumento de visitas.

Hoje eu proponho inicialmente, na grande maioria, 1-2 visitas por semana durante três meses e uma nova avaliação do rendimento do trabalho depois desse prazo. Lembre-se, essa é a maneira que eu encontrei para meu trabalho, você deve testar e encontrar a melhor forma para você, combinado?

Deixe um Comentário