Como orientar os funcionários

26/03/2016
Por: Juliana Menegazzi

A forma como orientar os funcionários, manipuladores de alimentos, pode fazer toda diferença na questão de alcançar ou não alcançar os objetos do trabalho de consultoria.

É preciso ter a consciência de que a comunicação deve ser bastante clara, direcionada para o público alvo e também é importante confirmar que a mensagem foi recebida da forma que você imagina que passou.

Orientar os funcionários nem sempre é tarefa fácil

Na tradicional correria do dia a dia, muitas vezes partimos do princípio de que a pessoa já saiba de alguma coisa e é nesse momento que cometemos falhas na forma de como orientar os funcionários. Imaginamos que ele fará um procedimento de tal forma, mas não nos certificamos de que o mesmo absorveu orientações anteriores que são fundamentais para a realização de uma atividade subsequente.

Orientar os funcionários é quase uma arte, isso porque temos que levar informação, mexer com mudança de hábitos, ao mesmo tempo motivar a equipe, cuidar dos seus interesses (ouvir, entender e ajudar a resolver seus problemas no trabalho) e defender o interesse do estabelecimento (extrair o melhor de cada pessoa, torná-los mais produtivos etc).

É fundamental trabalhar nossa habilidade de como orientar os funcionários, só dessa maneira conseguiremos atingir os objetivos da nossa consultoria.