Concorrência entre consultores de alimentos

03/01/2017
Por: Juliana Menegazzi

Pode ser difícil de acreditar, mas a concorrência é boa para nós, consultores de alimentos. Ela impulsiona a inovação, inspira perseverança e constrói o espírito de equipe e isso não é tudo, muitas vezes, a presença da concorrência aumenta o mercado para todos.

Naturalmente, a competição não é toda boa. A presença da concorrência faz você ter mais determinação e envolvimento com seu negócio, ao passo que você também tem que se assegurar que seus concorrentes não vão roubar seus clientes. Enquanto isso, você estará fazendo tudo o que puder para conquistar os possíveis clientes dos consultores de alimentos concorrentes.

Apostar nos diferenciais é fundamental. Você tem que fazer tudo o que os concorrentes fazer e mais algumas coisas que te destaquem.

Você já tem um site para divulgar seus serviços? Aproveita para ler sobre a importância de ter um site.

É importante saber que nem todos consultores de alimentos são seus concorrentes, seja pelo tipo de serviço oferecido, pela qualidade, pelo público alvo, entre outros.

Quem são seus concorrentes

Determinar exatamente quem é a sua concorrência é muito fácil: são as empresas e/ou consultores de alimentos que oferecem os mesmos produtos ou similares que você, podem ser concorrentes.

Você pode desenvolver seu próprio sistema de monitoramento competitivo, acompanhando o fluxo de informações sobre seu negócio e seu mercado. A questão chave é "Como você faz seu dinheiro, e que outras oportunidades de lucro existem em seu campo?"

Rastreamento de informações é em grande parte uma questão de rede. Converse com fornecedores, clientes, consultores que fazem negócios com empresas em ao redor de seu campo para descobrir se e quando novos concorrentes aparecem, além de ter melhor chance de saber como esses concorrentes estão se comportando, crescendo, divulgando etc.

É importante entender que concorrente não é inimigo! A disputa honesta é fundamental para o sucesso de ambos e fortalecimento do mercado de consultoria. Saiba identificar seus reais concorrentes e o que de melhor eles tem que você pode aplicar no seu negócio. Isso não significa fazer uma CÓPIA do seu concorrente, o empreendedor inteligente é criativo, pega as ideias e transforma em novidade.