Controle de Validade

27/03/2016
Por: Juliana Menegazzi

Você já teve problemas ou dificuldades para conscientizar a equipe e implantar o correto controle de validade de alimentos?

Eu enfrento isso diariamente como consultora e sei que a maioria dos manipuladores quer sair correndo com o assunto é controle de validade e etiquetas nos produtos.

É preciso muita orientação, explicação e paciência para que eles realmente entendam a importância e criem o hábito de realizar o controle de validade da forma correta.

Problemas identificados

  • Preguiça
  • Falta de força de vontade
  • Dificuldade para escrever e ler
  • Vergonha da letra

Parece que sempre tem uma desculpa, mas para algumas situações é importante que estejamos atentos, como no caso da pessoa ter dificuldade para escrever e ter vergonha da letra. Nesses casos, eu procuro minimizar o problema para ele e costuma funcionar muito bem, por exemplo, deixando etiquetas o mais completa possível e com lacunas em branco apenas daqueles dados que só podem mesmo ser preenchidos pelo manipulador. Muitas vezes é importante ter essa percepção e, com muito jeito, falar com o funcionário e entender a dificuldade que ele tem, ele também pode ter vergonha de te contar que não sabe escrever direito ou que tem vergonha da letra.

Além das possíveis dificuldades sobre a questão da etiqueta, também precisamos orientar sobre a monitoração da validade dos produtos etiquetados, pois já vi acontecer várias e várias vezes do manipulador colocar a etiqueta em um recipiente e não substituir quando o produto é trocado ou simplesmente, esquecer de olhar essa nova validade que ele mesmo colocou.

Nós, como consultores, sabemos que o controle de validade deve ser implantado rapidamente e de total importância para garantir a saúde dos consumidores e também cabe a nós, tornar essa atividade prática para que os manipuladores consigam entender e aplicar.

Veja aqui o vídeo do Youtube

Deixe suas dicas, sugestões e dúvidas nos comentários! :)