Funcionários valorizados no trabalho

29/01/2020
Por: Juliana Menegazzi

Como você poderia auxiliar seus clientes a garantirem que os funcionários se sintam valorizados no trabalho? Talvez na empresa que você preste serviços de consultoria já exista um pacote de benefícios, recompensas pelo trabalho duro ou garantia de que os salários sejam comparados com as médias do setor. De qualquer maneira, é importante adotar uma abordagem proativa e isso pode até mesmo ser um serviço adicional para você oferecer nos seus pacotes de consultoria, já que sabemos que a “mão de obra” é uma reclamação constante dos proprietários.

Afinal, o que seria de uma empresa sem os funcionários? Todas as empresas ficariam travadas se não fosse pelas equipes; é por isso que é crucial que as organizações invistam em seus funcionários e garantam que se sintam valorizados no trabalho.

Analisar constantemente a satisfação dos funcionários e considerar como você pode melhorá-la é muito importante no mercado atual.

Portanto, com isso em mente, aqui estão seis maneiras de fazer com que os funcionários se sintam valorizados no trabalho.

1. Oferecer remuneração justa 

Em primeiro lugar, nem é preciso dizer que se deva oferecer um salário justo. Não apenas para atrair mais candidatos para a empresa, mas também para aumentar as chances de retê-los. Afinal, se não comparar os salários com a média do setor, corre o risco de perder funcionários importantes para os concorrentes.

Além disso, é importante agendar revisões anuais dos salários com cada funcionário. Isso pode estar relacionado à revisão anual ou pode optar por realizar análises de pagamento de todos ao mesmo tempo. No mínimo, os salários devem subir de acordo com a inflação; e salários mais altos são definitivamente uma maneira de fazer com que os funcionários se sintam valorizados no trabalho.

2. Revise as vantagens do local de trabalho 

Outra área importante a considerar é o pacote de benefícios aos funcionários. Atualmente com um foco maior no bem-estar mental, pode se considerar, por exemplo, como apoiar os funcionários que estão se sentindo estressados, ansiosos ou deprimidos.

Quanto maior concentração em aperfeiçoar as vantagens do local de trabalho, maior a probabilidade dos funcionários se sentirem apreciados e valorizados na empresa.

3. Realize conversas regulares 

Além de remuneração e benefícios, não subestime o poder de um bate-papo individual. O empregador tem o dever de cuidar dos funcionários; portanto, é sempre uma boa ideia manter o bom relacionamento com eles. Sejam reuniões semanais ou encontros individuais, não deixe de agendar um momento para discutir o bem-estar geral, as cargas de trabalho e os principais objetivos.

Afinal, as revisões anuais estão rapidamente se tornando uma coisa do passado. Em vez disso, muitos empregadores estão optando por manter conversas contínuas com seus funcionários; e isso está ajudando a aumentar a satisfação no local de trabalho e garantir que os funcionários se sintam valorizados.

4. Ouça o feedback 

As pessoas querem ter sua voz ouvida; especialmente no local de trabalho e, se o empregador não estiver dando a eles uma plataforma para fazer isso, eles podem levar seus comentários negativos para as mídias sociais e sites de revisão de funcionários; ou pior ainda, fofocar com seus colegas.

Portanto, incentive os funcionários a falarem se houver um problema e sempre estejam alertas. Não adianta se empresário nunca estiver no escritório ou não estiver em sintonia com os membros da equipe. Para garantir que os funcionários se sintam valorizados, aceite seus comentários e mostre que a empresa está fazendo um esforço consciente para agir.

Por exemplo, convém criar uma caixa de sugestões onde os funcionários possam apresentar ideias para mudanças na empresa.

5. Comunique os objetivos 

A comunicação é fundamental em todos os negócios. Portanto, garantir que haja boa comunicação dos objetivos com os funcionários é crucial. Afinal, os funcionários não se sentirão valorizados se não entenderem a visão da empresa e o papel que desempenham nela.

Quais são os valores da empresa? O que pretendem oferecendo aqueles produtos e serviços? O que espera da equipe? Quais são as funções e responsabilidades de cada profissional?

É fundamental mostrar que a empresa sabe o que quer e também se importa com a equipe.

6. Celebre o excelente trabalho

Agora para a parte divertida; comemorando o trabalho duro! Esta é uma maneira infalível de fazer com que os funcionários se sintam valorizados no trabalho.

Pode ser uma grande ou uma pequena ação. Recompensas diversas, funcionário do mês, uma folga extra, um elogio explícito, escolher uma sobremesa ou qualquer outra coisa.

Garanta que os funcionários se sintam valorizados no trabalho.