O papel do novo consumidor

10/04/2018
Por: Jamile Meneses

É preciso entender o papel do novo consumidor. Os desafios que temos para tratar um novo segmento demanda tempo, dedicação e muito estudo. E não somente estudo teórico, mas sabemos que é na pratica que nosso senso crítico é construído. Uma coisa é certa; estudar sobre os novos modelos de consumo e a velocidade em que os consumidores tem influenciado a indústria de alimentos e bebidas e os mercados em geral, requer curiosidade e um pouco de análise das mudanças que tivemos na pirâmide social do Brasil.

Vamos falar sobre ascensão da classe C, seu apogeu e seu atual declínio, que acompanha os índices de desemprego e que possuem projeções semelhantes até 2019, logo podemos sugerir que a partir do segundo semestre de 2020 retomamos com a força de massa ao consumo nacional. Aqui se explica porquê a grande parte da nossa economia que são os microempresários perderam receita ou faturamento, logo perderam de imediato o lucro. Somado a isso temos o custo Brasil, onde convivemos com os mais altos recordes de inflação desde a crise de 1980. 

Por um outro lado, a inflação e os juros altos colaboram com os ganhos da classe A e esse setor de nossa sociedade não parou de consumir, de jantar fora e de comprar de acordo com seus hábitos. De grosso modo justifica-se alguns investimentos que temos visto dentro do Fast Casual, dos restaurantes à la carte e da grande elite gastronômica sedenta por novidades dos grandes chefes. 

Muitos empreendedores se perderam nessa crise por falta de direcionamento com plano de ação claro de curto prazo para contenção de gastos, despesas, mãos de obras e altos investimentos. Tive alguns clientes que fizeram reforma em seus estabelecimentos acreditando que aumentaria sua receita no médio prazo e se perderam em dividas. Quantos de nos não fomos na rua ouvir lamentações e quantas vezes ouvimos solução? 

Quando conseguimos chegar até nosso cliente com informações valiosas que impactam diretamente no seu negocio, ganhamos minimamente a sua atenção e respeito frente aos desafios. Você já se colocou no papel de consumidor ou cliente dentro da sua área de atuação? Podemos identificar as dores que o seu cliente possui hoje e qual as dores e necessidades que posso resolver? Não é simples, mas é possível começarmos a criar o senso critico de analise para enfrentar os desafios juntos com nosso público. 

Acompanhe nosso canal e colabore com suas sugestões, dúvidas e temas para discutirmos juntos e seguirmos firmes no apaixonante mercado de Food Service.