O que é Consultoria e Assessoria de Alimentos

04/02/2019
Por: Juliana Menegazzi

Consultoria e Assessoria de alimentos significam a mesma coisa?

Nós, profissionais da área de alimentos, costumamos utilizar sempre o termo “consultor de alimentos”, porém, na grande maioria das vezes nossos clientes são de assessoria, mas será que faz tanta diferença assim na prática? Vamos entender então as diferenças entre consultoria e assessoria de alimentos.

Consultoria de Alimentos

Consultoria é um serviço, com prazo determinado, de aconselhamento para as empresas feita com objetivo de oferecer, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas e oportunidades de melhoria. A consultoria identifica problemas e aponta soluções, mas o consultor NÃO participa diretamente da implantação das soluções e aí está justamente a maior diferença entre consultoria e assessoria 

Assessoria de Alimentos

A assessoria é o ato de auxiliar, assistir ou colaborar com determinado processo. Na assessoria os problemas são identificados e as soluções implantadas com a participação direta do assessor interferindo nos processos da empresa.

Na prática pode parecer não fazer tanta diferença, porém devemos nos atentar no uso correto de Consultoria e Assessoria de Alimentos em contratos, por exemplo. Claro, com certeza é importante que a gente saiba e use os termos corretamente, principalmente porque é com isso que trabalhamos.

Comece a praticar e utilizar os termos Consultoria e Assessoria na situação correta, logo fica automático e já não é necessário tanto esforço para se lembrar das diferenças.