O que falam dos Nutricionistas por aí?

27/03/2016
Por: Juliana Menegazzi

Que a nutrição é uma profissão predominantemente feminina, nós já sabemos. O que não sabemos muito bem é o que falam dos nutricionistas. Você sabe o que dizem as más línguas?

A maioria das profissões sofre com esteriótipos, basta você pensar em alguma que não conheça muito bem e já forma uma imagem e e um perfil na sua cabeça. Imagine então, se você já tivesse tido uma experiência negativa, se não seria fácil generalizar.

Isso acontece muito na nutrição. Atuando como consultora de qualidade converso com muita gente, principalmente proprietários e funcionários do setor de alimentação e em pouco tempo, pude notar que boa parte da resistência ao trabalho era, na verdade, uma aversão pela figura do nutricionista e fui percebendo o que falam dos nutricionistas!

Eu não fiquei muito feliz não... Mesmo concordando com algumas coisas.

O que eu já ouvi por aí sobre nutris?

Em quase primeiro lugar está a fama de chata. Nesse caso é difícil saber se é a pessoa ou se é a função, afinal, ninguém gosta de ser cobrado e isso é motivo para a nutricionista ser considerada chata.

Ser "filhinha de papai". Uma boa parte das nutricionistas vem de família rica, mas outra parte, vem de família humilde! Não dá pra generalizar, né? Mas qual é o problema de ser uma pessoa com boas condições financeiras? Isso não é um defeito!!!! Bem é aí que eu imagino isso possa estar ligado ao próximo ponto.

Metida e arrogante. Acredito que o ser "filhinha de papai" esteja associado a falta de humildade. Sim, eu já vi muitas nutricionistas que gastam horas dentro de uma cozinha contando para sua equipe como foi incrível sua experiência em X lugar, quanto ela gastou nessa bolsa da marca Y. Nem preciso dizer que a forma como isso é dita e também para quem a tal história é contada, pode parecer uma arrogância sem tamanho. Lembre-se com quem você está trabalhando e tome cuidado, até mesmo sem intenção, podemos ofender alguém e gerar essa imagem

Fica o dia inteiro no celular. Ai, genteeeee!! Não quero nem comentar isso!

Não aguenta o tranco. Eu escuto muito isso dos proprietários. Eles imaginam que toda nutricionista é frágil, chora, é tímida e não tem firmeza para lidar com funcionários dele, que são brutos, tem pouco estudo e são resistentes

Vem desfilar na produção. Eu quero MORRER quando escuto alguém falar de nutricionista desse jeito. Na verdade, eu quero é MATAR a nutricionista que adora ir toda produzida para o local de trabalho, com batom, brincos, maquiagem, sapato alto e touca no meio da cabeça!

Você já deve ter escutado algumas coisas e também deve saber outras sobre o que falam dos nutricionistas, né?

Resumindo, nós somos vistas por boa parte das pessoas como "frescas" e mimadas.

Como em toda profissão, existem pessoas com perfis diferentes, tem muita gente que vacila sim e pioram as coisas sobre o que falam dos nutricionistas, mas tem muito mais gente que tem uma postura excelente e desse pessoal aí, ninguém comenta muito.

Não dá para generalizar. De qualquer forma, no ramo de consultoria, cabe a nós, como boas profissionais que somos, irmos mudando essa percepção e provar através do nosso trabalho que não é que o nutricionista seja assim, mas aquela pessoa é assim.

Deixe seu comentário no vídeo e compartilhe conosco também suas vivências!