Os manipuladores de alimentos podem ouvir música na cozinha?

15/11/2017
Por: Juliana Menegazzi

Atuando na área de alimentos é fácil encontrar problemas comuns e frequentes em diversos locais em relação aos manipuladores de alimentos e as boas práticas. Mesmo sendo questões recorrentes, ainda podem gerar dúvidas nos profissionais, como por exemplo se os manipuladores de alimentos, dependendo da atividade que desenvolvem, podem utilizar anéis, colares, esmalte, celular, entre outros. Muitos estabelecimentos permitem que os manipuladores de alimentos tenham um rádio no ambiente de trabalho ou até mesmo escutem músicas através do celular com a justificativa de relaxar ou distrair.

O que diz a legislação sobre isso

Na legislação (RDC 216, de 15/09/2004) não está escrito que é proibido ouvir música na cozinha ou qualquer outro ambiente, porém ela é clara ao dizer que:

“Os manipuladores não devem fumar, falar desnecessariamente, cantar, assobiar, espirrar, cuspir, tossir, comer, manipular dinheiro ou praticar outros atos que possam contaminar o alimento, durante o desempenho das atividades.”

Portanto cabe o nosso bom senso nessa interpretação, como garantir que os manipuladores de alimentos não cantem ou assobiem quando estão ouvindo uma música. Obviamente que as pessoas podem cantarolar mesmo sem uma música de fundo, mas nosso papel é garantir a segurança e minimizar as chances de falhas. Além desse ponto, é importante ressaltar também que a música pode gerar uma distração, não favorece a concentração, podendo levar a algum acidente de trabalho, erro de operação, entre outras ocorrências.

Como eu atuo

Eu opto por orientar a não utilização de música/rádio nos clientes que atuo, procuro explicar detalhadamente aos responsáveis e aos manipuladores de alimentos como isso, que parece tão inocente, pode colocar em risco os alimentos e a segurança deles próprios. Até hoje não tive problemas na aceitação dessa orientação, claro que as vezes tive que orientar mais de uma vez, mas isso faz parte do nosso papel de consultor, nosso papel é conscientizar e nem sempre isso é rápido.

O que você acha sobre ouvir música no ambiente de trabalho no setor de alimentos? Acredita que isso compromete as boas práticas?

Comente aqui embaixo e aproveite para ler sobre o "Uso de adornos em cozinhas".