Segurança dos Alimentos e Segurança Alimentar

23/01/2019
Por: Juliana Menegazzi

Você sabe a diferença entre Segurança dos Alimentos e Segurança Alimentar?

A princípio parecem ter o mesmo significado, porém os conceitos são diferentes e como profissionais da área de alimentos, devemos entender e começar a utilizá-los de forma correta.

Segurança dos Alimentos

A Segurança dos alimentos (Food Safety) diz respeito a fontes seguras de todos os alimentos, livre de contaminação química e microbiana evitável, continuidade da "cadeia de frio" onde necessário, proteção contra insetos, roedores, contaminação cruzada, armazenamento seguro, transporte, rotulagem, preparação , processamento, cozimento, temperaturas corretas pós-aquecimento, segurança dos manipuladores de alimentos e serviço. Abrange também os protocolos de redução de risco (HACCP), treinamento e certificação de manipuladores, testes de alimentos, inspeção e aplicação de todas as etapas, do produtor ao consumidor. A segurança dos alimentos está relacionada, portanto, ao controle de qualidade.

Segurança Alimentar

A Segurança Alimentar (Food Security) foi definida pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) da Organização das Nações Unidas (ONU) como; "A segurança alimentar existe quando todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos que satisfaçam suas necessidades alimentares e preferências alimentares por uma vida ativa e saudável. A segurança alimentar doméstica é a aplicação desse conceito. ao nível da família, com os indivíduos dentro dos domicílios como foco de preocupação "(FAO, 2003). A segurança alimentar está relacionada, portanto, ao acesso ao alimento.

Agora está bem fácil e é só começar a utilizar o termo certo.