Serviços da Consultoria de Alimentos

28/01/2019
Por: Juliana Menegazzi

Se você está iniciando sua carreira como consultor de alimentos pode sentir-se confuso sobre quais serviços da consultoria de alimentos pode ou deve oferecer. 

Eu já passei por isso e a verdade é que temos um ponto de partida bem nítido, mas que deve ser atualizado o tempo todo, seja otimizando os serviços de consultoria de alimentos já praticados ou inovando (na verdade as duas coisas são importantes).

Veja abaixo algumas opções de serviços da consultoria de alimentos que praticamente todos os consultores oferecem:

- Controle de qualidade

- Adequação do local de acordo com as normas sanitárias

- Auditorias internas e auditorias de fornecedores

- Treinamentos de funcionários em boas práticas

- Manual de Boas Práticas e POPs

- Rotulagem de alimentos

- Elaboração de ficha técnica

- Elaboração de menu/cardápio

- Custos

Esses serviços da consultoria de alimentos, como dito acima, são prestados por grande parte dos consultores, portanto é importante que você inove na sua prestação de serviços, seja melhorando, otimizando e se diferenciando de alguma forma e também oferecendo serviços além disso como: trabalhar nas redes sociais dos clientes, criação de conteúdo, treinamentos de técnicas de atendimentos, programas de fidelização de clientes, análise de vendas, análise de estoque, programas de redução de desperdícios e muito mais.  

Mas por que há necessidade de ofertas serviços além das questões de boas práticas e vigilância sanitária?

A importância da inovação nos serviços da consultoria de alimentos é necessária devido a fatores como: concorrência, valorização do profissional e, o mais importante, a demanda. Os estabelecimentos possuem falhas nesses sentido de lidar com o clientes e muitos outros que devemos nos atentar e então partir para a oferta de uma solução.