Quanto cobrar pelas consultorias? Preço x Valor

02/05/2018
Por: Juliana Menegazzi

É uma dúvida comum sobre quanto cobrar pelos serviços de consultoria, eu digo que isso é fácil de responder, pois temos tabelas indicativas de valores a serem cobrados, basicamente todos atuariam nessa média de preços. O mais importante e algo que poucos consultores pensam é sobre qual é o valor do seu serviço.

Sempre ouvimos muito sobre a importância de gera valor para nossa prestação de serviços, as vezes isso vira uma fala automática e esquecemos de pensar no real significado disso.

Você sabe a diferença de preço e valor?

Preço é o que você paga, valor é o que você leva. O preço é o honorário, por exemplo, um manual de boas práticas tem o preço de R$ 2 mil reais, mas o valor é a importância dele, no que ele interfere, modifica e ajuda seu cliente.

Um outro exemplo para conseguirmos fazer melhor a relação, um TV Samsung custa (preço) R$ 4 mil reais e possui resolução ultra HD, é integrada com a internet e tem tela de proteção de luminosidade para garantir o conforto (valor).

O valor é aquilo que o cliente enxerga como importante, diferente e necessário para o negócio dele e é isso que nos torna uma referência como consultores, que vai fazer o cliente te enxergar diferente e também estará disposto a pagar melhor pelos serviços.

Agora que entendemos essa diferença, a tarefa é pensar como cada um dos seus serviços gera benefícios para seus clientes, o que você pode fazer diferente ou a mais para que os proprietários de estabelecimentos queiram te contratar, optem por você até mesmo quando você cobra mais que seus concorrentes, quais diferenciais você detém (variedade de serviços, metodologia, inovação).