Uso de pano de prato

09/01/2020
Por: Juliana Menegazzi

Embora a RDC 216 não mencione de forma direta a proibição do uso de pano de prato ou pano não descartável, ela diz que a higienização deve ser realizada de modo a minimizar o risco de contaminação do alimento.

Dessa forma, o uso de pano de prato não é recomendável, tendo em vista a alta umidade que fica no pano de prato após o uso, acrescida de contaminação proveniente da manipulação dos alimentos ou das mãos do manipulador, que podem levar ao desenvolvimento de microrganismos no pano e, assim, contaminar as superfícies e utensílios que entrarão em contato com ele. 

Na Portaria 2619, o uso dos panos é apontado de forma direta: "É proibido o uso de panos não descartáveis nos procedimentos de higienização e secagem de utensílios, equipamentos e outras superfícies que entrem em contato direto com alimentos. O uso de panos descartáveis não deve acarretar risco de contaminação cruzada". Na CVS-5 encontramos dessa forma: "É proibido fazer uso de panos não descartáveis para secar utensílios e equipamentos".

É possível encontrar em buscas na internet alguns estudos sobre contaminação em panos de prato, os resultados são sempre alarmantes em relação aos tipos de contaminantes encontrados e as quantidades dos mesmos.

Infelizmente, ainda não temos uma opção considerada excelente em termos de panos descartáveis para a secagem de louças, os disponíveis atualmente tem baixo poder de absorção ou são extremamente caros, inviabilizando seu uso.

Como você faz no local ou nos locais onde atua?